Literatura infantil na era virtual
[1]Dóris de Fátima Reis Mendes
A Literatura Infantil tem papel fundamental na formação do imaginário infantil e mesmo na estruturação da sua personalidade. Os Clássicos Infantis tem sido utilizados por diversos tipos de manifestações artísticas ao longo do tempo, para encantar a fantasia infantil., tendo sido transformados em filmes, músicas, peças teatrais, desenhos animados, seriados de televisão, etc.
De acordo com a evolução das tecnologias essas histórias vem ganhando diferentes formas de apresentação e releituras. É oportuno portanto, tratar da literatura infantil, e da literatura universal, considerando os novos suportes de leitura. O mundo virtual tem tomado cada vez o espaço do material impresso, no que diz respeito a informação e a leitura de uma forma geral, substituindo muitas vezes os jornais, revistas e livros no cotidiano do leitor atento e atualizado. Não há como não considerar a evolução midiática e sua influência na formação dos novos leitores. A linguagem virtual enfim, tem modificado a maneira de crianças, jovens e adultos se relacionarem com a leitura em todos os níveis.
Pensando nisso nos detivemos em buscar formas alternativas de resgatar a literatura infantil na vida das crianças, procurando despertar o interesse delas no suporte que lhes é aprazível, as mensagens universais dos Clássicos Infantis, carregados de magia, encantamento e fantasia.
O envolvimento tecnológico que tem sido considerado nocivo as nossas crianças e jovens por despertar o fascínio, o isolamento da vida social, a introspecção, pode porém ser utilizada de maneira leve, saudável e agradável se direcionada de maneira adequada. Mostrar as crianças o encantamento das histórias infantis narradas e apresentadas no mundo virtual, trazer as crianças à brincadeira e a investigação por meio desta mídia é um desafio para os educadores (pais e professores).
Assim acreditamos ser possível revestir a fantasia e os conteúdos da literatura infantil em uma roupagem adequada aos padrões da modernidade, trazendo a criança a viver as mesmas emoções que os livros traziam em um novo suporte de leitura, suporte este que eles dominam com imensa facilidade e prazer.
O desafio de ontem é ainda o desafio de hoje: conquistar a criança para a leitura e despertar nela o prazer de ler. Isso só será possível se adequarmos as tradicionais necessidades, às novas práticas. Não basta hoje levar o livro para a sala de aula, não basta ter acesso, não basta oferecer, é preciso seduzir proporcionar a interação e usar as armas que o mundo moderno nos oferece. O mundo é dinâmico, a criança de hoje não é a mesma do passado, é preciso alcançá-la no tempo e no espaço.
[1] Pedagoga- UCG, Mestre em Estudos Linguísticos – UFG. Professora da rede pública municipal e estadual em Trindade – GO. Membro da Academia Trindadense de Letras Ciências e Artes.
Trabalho apresentado no 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário